FAPAN

Como acessar

NAAP - Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico

Para manter um amplo relacionamento com os estudantes a FAPAN instituiu o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico - NAAP. Um dos canais que privilegiará uma maior interação entre a IES e seu aluno. O NAAP tem por objetivo apoiar os estudantes da FAPAN no desenvolvimento de seus cursos de graduação, buscando a democratização da sua permanência, integração e acompanhamento na IES.

A FAPAN não poupou esforços administrativos no sentido de institucionalizar o programa de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico com a finalidade de apoiar os estudantes, por meio de diferentes ações de apoio específico, que buscam dar conta de soluções educacionais que minimizem as variáveis que interferem nas condições de permanência dos alunos na FAPAN, evitando a evasão e também dando atenção especial aos ex-alunos e os PNE’s, a fim de definir seu perfil profissiográfico e mantê-los informados sobre eventos científicos, como congressos, palestras e outros, promovendo a atualização de sua formação.

A assistência é efetuada em horários pré-definidos junto à Coordenação Pedagógica e/ou de Curso junto aos discentes (alunos). Dependo do tipo de problema identificado, a coordenação convida os familiares ou responsáveis pelo aluno a comparecer à Instituição para uma conversa, objetivando resolver o problema. Em casos extremos, de acordo com o que for observado, o aluno será encaminhado para um atendimento especializado em relação às questões psicológicas.

Como finalidades o NAAP desenvolve:

I - Orientar e realizar intervenções breves nas dimensões psicopedagógica e social para o corpo discente, docente e técnico administrativo da IES;
II - Promover, por meio do apoio psicopedagógico e social, a saúde dos relacionamentos interpessoais e institucionais, contribuindo para o processo de aprendizagem do aluno e o pleno desenvolvimento dos colaboradores;
III – Zelar pela aplicação da Política de Acessibilidade do aluno, fazendo com que estes cumpram seu objetivo principal de promover as condições adequadas para acesso, permanência, integração e desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista, ao Ensino Superior;
IV - Promover as condições adequadas para a inclusão das pessoas com deficiência, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista, ao Ensino Superior, articulando-se com professores, coordenadores e setores de apoio, viabilizando as adequações arquitetônicas, comunicacionais, pedagógica e atitudinal, tendo como referência a Política de Acessibilidade do aluno.