Ciência da Computação - Curso Superior de Graduação Tradicional


ATOS REGULATÓRIOS



O CURSO

O curso de Ciência da Computação forma seus alunos unindo os conceitos teóricos com a prática cotidiana, a fim de desenvolverem e adaptarem sistemas de programação, projetando e desenvolvendo softwares básicos. O curso oferece todo o espectro do conhecimento lógico que é imprescindível para o desenvolvimento de empresas e negócios em todas as áreas do conhecimento humano, de forma ampla, incluindo diferentes trabalhos práticos que envolvem os aspectos científicos, com o desenvolvimento e adaptação de sistemas importados, processamento de dados científicos e técnicos e criação de novas linguagens de programação e novas arquiteturas de softwares.

AS ATIVIDADES PRINCIPAIS

O aluno do curso de Ciência da Computação recebe a formação adequada para desenvolver programas para uso específico (softwares) nas mais diversas áreas de atividades profissionais; detectar erros e problemas em sistemas operacionais e de bancos de dados, de modo a resolvê-los e aplicá-los para o crescimento das empresas; estudar os fundamentos e técnicas da informática, criando novos sistemas operacionais e produtos de software; desenvolver programas de uso genérico para aplicativos comerciais.

O MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho na área de Ciência da Computação tem se expandido há anos e, como esta é uma atividade que é imprescindível para todas as atividades humanas (comerciais, científicas, acadêmicas etc.), potencializadas pelo desenvolvimento e aplicação da Internet das Coisas e da utilização crescente de sistemas embarcados, suas perspectivas para os cientistas da computação são ótimas. Empresas privadas, universidades, órgãos governamentais, empresas fabricantes de software e hardware e consultorias são mercados abertos e em constante desenvolvimento. De fato, com a expansão da economia, houve um consequente aumento na venda de computadores e equipamentos de informática, o que vem acarretando aumento na demanda de especialistas dessa área. A tendência mundial na área de computação é a terceirização e, atualmente, estão em alta todas as áreas do setor relacionadas com as telecomunicações, multimídia e computação gráfica.

AS PRÁTICAS

DURAÇÃO

4 anos

GRADE CURRICULAR - INGRESSANTES 2018

Disciplinas Carga Horária
Administração 30
Algebra Linear 30
Análise Matemática 30
Aplicações de Linguagem de Programação Orientada a Objetos 90
Arquitetura de Computadores 30
Aspectos Teóricos da Computação 30
Atividades Complementares 180
Atividades Práticas Supervisionadas 600
Banco de Dados 90
Cálculo Numérico 30
Ciência da Computação Integrada 30
Ciência da Computação Interdisciplinar 30
Ciências Sociais 30
Circuitos Digitais 60
Compiladores e Computabilidade 30
Computação Gráfica 30
Comunicação e Expressão 30
Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos 60
Desenvolvimento em Ambiente Web 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Eletricidade e Óptica 60
Engenharia de Software  60
Estágio 420
Estatística e Probabilidade 30
Estrutura de Dados  60
Estudos Disciplinares 100
Geometria Analítica 30
Homem e Sociedade 30
Inteligência Artificial 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Linguagem de Programação Estruturada 90
Linguagem de Programação de Banco de Dados 60
Linguagem de Programação Orientada a Objetos 90
Linguagens Formais e Autômatos 30
Lógica de Programação e Algoritmos 90
Logica Matemática 30
Matemática Discreta 30
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Noções de Direito 30
Orientação - Estágio 30
Paradigmas de Linguagens 30
Processamento de Imagem 30
Projeto Lógico de Computadores 30
Qualidade de Software  60
Redes de Computadores 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Sistemas de Informação Inteligentes 30
Sistemas Distribuídos 60
Sistemas Operacionais  60
Sistemas Operacionais Abertos  90
Telecomunicações 30
Teoria dos Grafos 30
Tópicos de Ambiente Web 60
Tópicos de Atuação Profissional - Ciência da Computação 30
Tópicos de Matemática Aplicada 30
Trabalho de Curso I 30
Trabalho de Curso II 30

Carga Horária Total: 3.600 horas-aula (3.000 horas)

Todos os direitos reservados © 2002-2018 - FAPAN - Faculdade Pan Amazônica
Rua dos Mundurucus, 4.010 - Cremação - Belém/PA - Tel.: (91) 3039-1000