Destaques


Palestra aborda as diferentes perspectivas filosóficas da Arte

O advogado e professor doutor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ricardo Araújo Dib Taxi, foi convidado pela professora Nathália Pinheiro, da disciplina História da Arte, para as diferentes perspectivas filosóficas da Arte e suas formas de resistência aos alunos dos 4º e 5º semestres do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

Palestra aborda as  diferentes perspectivas filosóficas da Arte


Mercado audiovisual é apresentado aos alunos

A jornalista Lorena Montenegro foi convidada pela professora Nathália Pinheiro, da disciplina Criação e Produção Audiovisual, para apresentar a realidade do mercado audiovisual paraense aos alunos dos 2º e 3º semestres do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

Mercado audiovisual é apresentado aos  alunos


Ação Cidadania

Foi realizada no dia 24 de março de 2018 a Ação Cidadania no Centro Comunitário da Nova Marambaia em parceria com a Defesa Civil. 

Os discentes do 7º semestre do curso de Enfermagem da FAPAN participaram da ação prestando serviço à  comunidade com os serviços de “Aferição da Pressão Arterial, Dosagem de Glicemia e orientação nutricional, sob supervisão das Profªs Mônica Souza/Enfermeira e Raissa/Nutricionista. Outras unidades parceiras ofereceram serviços como emissão de documentos, vacinação, limpeza de pele, corte e coloração de cabelos entre outras.

No evento compareceram aproximadamente 800 pessoas segundo dados da organização.


Bolsista 100%

Bolsista 100% no curso de Direito, Eder José Soares da Silva.

A FAPAN parabeniza a estudante por essa vitória!

Bolsista  100% - Concurso de Bolsas


Alunas de Comunicação apresentam artigo no EPCA

As alunas do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Gessiane Aquino, Jaqueline Costa, Mayane Marinho, do 2º semestre, apresentaram, na modalidade pôster, o trabalho “O amor nos tempos do Tinder: Representações sociais e relacionamentos nas redes sociais”, durante o Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA)O pôster foi orientado pelos professores Gleidson Gomes e Dilermando Gadelha.

O EPCA é uma iniciativa dos discentes do PPGCOM/UFPA e PPGCLC/UNAMA cujo intuito é congregar professores, estudantes e interessados pela produção acadêmica sobre o tema. A edição deste aborda como questão central “Os desafios da pesquisa em Comunicação na Amazônia” e abre espaço para discussão em seus nove  grupos de trabalho: Comunicação e Consumo (GT 01); Comunicação, Contra-Hegemonia e Cidadania (GT 02); comunicação e Espetáculos Culturais Contemporâneos (GT 03); Comunicação e Etnografia (GT 04); Comunicação e Experiência Estética (GT 05); Comunicação e Política (GT 06); Estudos de Audiovisual e Fotografia (GT 07); Memória nas Culturas Midiáticas (GT 08); Narrativas, Comunicabilidade e Mediações Linguageiras (GT 09). 

O evento foi realizado na Cidade Universitária José da Silveira Netto, da Universidade Federal do Pará (UFPA), entre os dias 22 e 24 de novembro de 2017.

ABCiber

A Fapan e a Fapen também estão representadas no X Simpósio da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, o maior evento de pesquisadores de cibercultura do país, na Escola de Comunicações e Artes - ECA USP.

As instituições tiveram três trabalhos aprovados:
- Blog “Marca Amazônia” e as imagens e imaginários sobre a região amazônica, das alunas da Fapen Camila Braga, Dany Angel e Elen Silva.
- Site VemVer: criatividade e economia na divulgação online do audiovisual na Amazônia, das alunas da Fapan Tamires Oliveira e Sara Jeani
- Caos, nostalgia e bom humor: lugar de fala e representações de Belém do Pará através das redes sociais, do professor Enderson Oliveira, que também orientou as alunas acima.

Alunas  de Comunicação apresentam artigo no EPCA


Alunos participam da III Conferência em Social CRM

Os alunos do curso de Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda participaram no dia 28 de outubro de 2017 da III Conferência em Social CRM, realizada em Belém (PA). As mídias sociais estão crescentemente influenciando o comportamento do consumidor, bem como as estratégias das empresas. Os cenários de aplicação, conceitos, estratégias, assim como a tecnologia de apoio a essas atividades, formam o conceito de Social CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente com apoio das redes sociais).

Considerando a novidade desse conceito, a conferência anual em Social CRM teve como objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma visão geral em relação aos desenvolvimentos mais recentes nesse campo. Foram apresentados casos de sucesso e a oportunidade de conhecer as ferramentas de TI que dão suporte para uma gestão de relacionamento mais eficiente. A conferência foi também uma oportunidade para intercâmbio de novas ideias para desenvolvimento do tema.

O evento reuniu profissionais, experts e pesquisadores que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre Social CRM. A conferência teve um foco especial nos empreendedores, apresentando as soluções atuais do mercado por meio de atividades práticas como workshops e tutoriais. CRM e compartilhar suas ideias com profissionais de diferentes áreas. Foi também uma oportunidade para ampliar networking em um ambiente multidisciplinar.

Alunos participam da III  Conferência em Social CRM


Prêmio EXPOCOM 2017

Prêmio EXPOCOM 2017


Professora Miriam Cristine Fernandes recebe prêmio da ABBTUR MÉRITO & TALENTO 2017

A Diretora Geral da Faculdade FAPAN e FAPEN, professora Miriam Cristine Fernandes, Turismóloga, foi agraciada pelo Prêmio da ABBTUR MÉRITO & TALENTO 2017 no dia 29 de setembro de 2017 na 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, em reconhecimento pelos trabalhos realizados no estado do Pará.

Parabéns e sucesso pela dedicação.


Cursos da FAPAN em destaque no Guia do Estudante


Egressos do Curso Gestão de Recursos Humanos

Semel Nathalia Nunes Ribeiro
Garantia Serviços Ltda
Supervisora de Produção
Conclusão em  2016

Semel  Nathalia Nunes Ribeiro


Cistilene de Paiva Costa
Corpo de Bombeiros Militar
Função Administrativa
Conclusão em 2013

Cistilene  de Paiva Costa


Professores paraenses são finalistas de Prêmio Nacional

Projeto encoraja alunos a apontarem professores cujos métodos de ensino tenham sido eficazes durante a graduação em Comunicação.

Cinco professores de cursos de graduação em Comunicação do Pará, em especial de Belém, estão entre os seis finalistas da região Norte para o projeto Professor Imprensa, realizado pelo Portal Imprensa. O projeto encoraja alunos a apontarem professores cujos métodos de ensino tenham sido eficazes durante a graduação em Comunicação e que tenham transmitido o conteúdo programático adequadamente.

Confira a matéria completa no site:
http://www.ormnews.com.br/noticia/professores-paraenses-sao-finalistas-de-premio-nacional


Prêmio Professor Imprensa do Portal IMPRENSA

Prêmio Professor Imprensa do Portal  IMPRENSA

Os cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Fapan e da Fapen são destaque no Prêmio Professor Imprensa do Portal IMPRENSA. Três professores dos cursos estão entre os seis finalistas da região Norte. O projeto encoraja alunos a apontarem professores cujos métodos de ensino tenham sido eficazes durante a graduação em Comunicação e que tenham transmitido o conteúdo programático adequadamente. Nenhuma instituição da região Norte tem mais indicações que a Fapan e a Fapen. 

Na 2ª edição do projeto, os alunos regulamente matriculados em Instituições de Ensino Superior de todo o País indicaram os professores no Portal. Agora, entre os indicados, foram selecionados finalistas de cada uma das cinco regiões do Brasil para a votação popular, que se estende pelo mês de novembro. 

Pela Fapan e pela Fapen, os professores finalistas são Danilo Caetano, Enderson Oliveira e Will Montenegro. 

Nesta fase de votação popular, será permitido apenas um voto por e-mail em cada uma das cinco regiões, ou seja, o internauta poderá votar apenas uma vez em cada categoria com seu e-mail. A validação do voto ocorre após a confirmação em link enviado ao e-mail votante. Serão considerados válidos apenas os votos confirmados por esse link.

O vencedor de cada região será aquele que obtiver o maior número de votos válidos durante o processo de votação. Com o início da fase de voto popular, toda a pontuação recebida na primeira fase será zerada. Os vencedores serão divulgados na segunda quinzena de novembro de 2016 em matéria do próprio site do prêmio e no Portal Imprensa.

Conheça os professores finalistas da Fapan e da Fapen:

http://www.portalimprensa.com.br/professorimprensa/2edicao/votacao_norte.asp#norte


Outubro Rosa

Outubro Rosa

Outubro Rosa


Professora de Comunicação Social coordena GT em evento internacional

A Faculdade Pan Amazônica (Fapan) consolida mais uma vez seu nome por meio da atuação de seus docentes. Desta vez, o motivo de comemoração é a participação da professora Shirley Penaforte como coordenadora do GT9 “Ciberativismo indígena, visualidades e identidades” no Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (EAVAAM), que ocorrerá em outubro na Universidade Federal do Pará.
Para Shirley, professora no curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), “o GT será um espaço de debates sobre imagem e a construção de estereótipos em relação aos povos indígenas, que estão interagindo com a sociedade tanto no cotidiano das cidades, nas universidades e também no ciberespaço”, explica a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Fotógrafa, Shirley possui mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (Unama) e é graduada em Ciências Econômicas também pela Unama.
Quem também participará do evento é o jornalista, mestre em Antropologia e professor da Fapan e da Fapen Enderson Oliveira, que teve o trabalho “A estetização da violência e a representação urbana: Éder Oliveira e a Amazônia contemporânea”, em parceria com Paulo Dias (pesquisador independente) e Priscila Bentes (Uepa) aprovado no GT8 “Narrativas Culturais da Amazônia”.

O EAVAAM
O Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (EAVAAM) ocorrerá de 25 a 27 de outubro e tem como objetivo nesta segunda edição consolidar, ampliar e divulgar as pesquisas, produções e produtos realizados no Brasil e na América Amazônica acerca das audiovisualidades e das dimensões imagéticas e sonoras. Mais informações em http://www.eavaam.com.br/.

Professora de Comunicação Social coordena GT em  evento internacional


Alunos de Enfermagem aprovam trabalhos no Congresso Amazônico de Medicina

O curso de Enfermagem da Faculdade Pan Amazônica (Fapan) tem mais um motivo para celebrar. Vários alunos do curso tiveram trabalhos aprovados no XVIII Congresso Médico Amazônico que acontecerá no período de 24 a 27 de abril de 2016 no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia localizado no bairro do Marco.

O Congresso Médico Amazônico é realizado pela Sociedade Médico Cirúrgica do Pará (SMCP) e acontece a cada dois anos em Belém e busca provocar a interação entre especialistas a fim de promover uma maior aproximação da comunidade com as demais categorias da área da saúde.

Veja a lista completa de trabalhos e alunos aprovados:
Jhak Sagica De Vasconcelos - tema: Importância Da Prática Educativa Voltada A Depressão Pós-Parto: Relato De Experiência;

Nataliel Pinheiro Miranda - tema: A Enfermagem Em Cuidados Paliativos Com Enfoque Na Terapia Subcutânea / Hipodermóclise;

Ana Claudia Furtado De Carvalho - tema: Uma Análise De Doenças Osteomusculares E Mentais Que Acometem Os Trabalhadores Da Contrução Civil;

Nataliel Pinheiro Miranda - tema: Classificação De Risco No Atendimento Em Urgência E Emergência: Visão De Um Grupo De Enfermeiros;

Ana Claudia Furtado De Carvalho - tema: Enfrentamento Psicossocial De Mulheres Ribeirinhas Vítimas De Escalpelamento;

Margarete Feio Boulhosa - tema: Identificação De Comorbidades Em Pacientes Obesos Atendidos Em Um Hospital Universitário;

Maria De Nazaré Vieira Pinheiro - tema: O Adolescente E Sua Sexualidade: Uma Abordagem Em Educação E Saúde Na Escola;

Mônica Olivia Lopes Sá De Souza - tema: Meningite Bacteriana: Índice De Prevalência Em Crianças De Uma Unidade De Referência Em Belém- Pa Na Faixa Etária De 30 Dias A 12 Anos No Período De 2012 A 2014;

Maria Telma Coimbra Da Silva - tema: Gerenciamento De Enfermagem Na Unidade De Terapia Intensiva Neonatal (Utin) Ferramentas De Qualidade Na Melhoria Da Assistência;

Adriana Leal Moraes - tema: Promoção À Saúde De Pacientes Portadores De Cirrose;

Adriana Leal Moraes - tema: A Educação Em Saúde Em No Atendimento Biopsicossocial De Uma Comunidade Quilombola Do Pará;

Maria De Nazaré Vieira Pinheiro - tema: Enfermagem: Atendimento Humanizado À Pacientes Em Situação De Urgência E Emergência De Um Hospital Público Da Região Metropolitana I - Belém/Pará;

Elisa Da Silva Feitosa - tema: O Estresse Ocupacional E A Equipe De Enfermagem Na Unidade De Terapia Intensiva;

Paulo Roger França Vale - tema: O Avanço No Saber Do Enfermeiro A Partir Do Programa Mais Médicos: Realidade Ou Mito;

Paulo Roger França Vale - tema: Análise Da Abrangência Da Cobertura Da Política Nacional De Atenção Básica No Município De Belém-Pa Através De Documentos Oficiais E Legislação Vigente;

Maria Clenilde Rodrigues De Castro - tema: Comunicação Entre Gestantes E Família E A Implicação Na Escolha Da Via De Parto;

Wanderson Luis Teixeira - tema: Parto Normal: Perspectivas Das Gestantes De Uma Unidade De Saúde De Belém Sobre Os Benefícios Maternos E Neonatais;

Rosilene Ferreira De Sousa - tema: Hanseníase: Percepção E Sentimentos De Residentes De Um Abrigo Na Região Metropolitana De Belém-Pa.

Texto: Caio Furtado/Agência Efe2/Fapan


Curso de Contábeis Discute Combate a Corrupção

Os Cursos de Ciencias Contábeis da Faculdade Pan Amazônica (Fapan) e da Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) promoveram a palestra “TCU (Tribunal de Contas da Uniao) no Combate a Corrupçao”, no último dia 24 de novembro de 2015. O palestrante convidado foi o secretário Executivo Geral do TCU no Pará, Arildo Oliveira.

O evento foi uma grande oportunidade para os estudantes e interessados na temática conhecerem as iniciativas e processos desenvolvidos pelo TCU no combate a práticas ilícitas e faz parte de um cronograma anual de atividades que buscam aproximar mais ainda alunos e a prática profissional.

O Curso de Ciencias Contábeis tem por princípio desenvolver uma proposta educacional pautada em possibilitar ao profissional capacidade para desenvolver açoes dentro de uma organizaçao para avaliar, controlar e gerenciar decisoes referentes a investimentos financeiros, maximizaçao de lucros, no mercado nacional e internacional.

Agencia Efe2, a Agencia Experimental de Comunicaçao da Fapan e da Fapen
Texto: Caio Furtado
Imagens: Erick Stephan e Angela Matos

Curso de Turismo Promove Evento de Startups

O curso de Turismo da Faculdade Pan Amazônica (Fapan) realizou, no dia 24 de novembro de 2015, a II Explantur – Exposiçao de Negócios Turísticos, promovendo startups da área, criadas por estudantes do curso.

Neste ano, o evento recebeu os convidados Adenauer Goés (Secretário do Estado de Turismo) e Joy Colares (Secretário Adjunto do Estado de Turismo). Diverso e inovador, no Explanatur foram apresentados planos de negócios que iam do turismo gastronômico ao aventureiro,como o “Aeroburger” e o “Uba- Adventure”.

O projeto “Aeroburger” é uma hamburgueria com temática de aviaçao, com cenário de nave e com os hambúrgueres possuindo um "tempero" regional. O “Uba- Adventure” tem como missao “Proporcionar contato entre o homem e natureza”, com o turismo de aventura, o plano é por em prática atividades esportivas controladas e com segurança, as atividades serao realizadas no município de Moju, nordeste do estado.

O curso de Turismo da Fapan prepara seus alunos para exercer as atividades ligadas ao planejamento, organizaçao, gerenciamento e execuçao de açoes que envolvem o Turismo, atuarao com empresas de diversas áreas, direcionadas a prestaçao de serviços em hospedagem, transportes, agenciamento, eventos, alimentaçao, recreaçao, planejamento e pesquisa.

Agencia Efe2, a Agencia Experimental de Comunicaçao da Fapan e da Fapen
Texto: Angela Matos.
Fotos: Rômulo Ferreira

Curso de Serviço Social destaca Dia Nacional da Consciência Negra

Estudantes do 2o, 4o e 6o semestre do curso de Serviço Social da Faculdade Pan Amazônica (Fapan) realizaram no 20 de novembro de 2015 uma programaçao especial sobre o Dia nacional da consciencia negra. Com o tema "Humanifique-se", o objetivo era lembrar aos discentes a importância da luta pela sociedade igualitária, democrática, unida e livre de preconceito.

O evento ocorreu no hall de entrada da Fapan e contou com a exposiçao de trabalhos, artesanatos, comidas típicas, desfile da beleza negra masculina/feminina e o acontecimento teve encerramento com a apresentaçao de um grupo de dança africana.

O curso de serviço social da Faculdade Pan Amazônica (FAPAN) tem por objetivo formar profissionais críticos-reflexivos voltados ao exercício teórico-metodológico e ético-político do Serviço Social, aptos a contribuir com o desenvolvimento regional e nacional.

Agencia Efe2, a Agencia Experimental de Comunicaçao da Fapan e da Fapen
Texto: Angela Matos
Fotos: Divulgaçao
Ediçao de imagens: Stéphanie Nascimento


Feira Gastronômica - Evento Destaca Força dos Sabores no Pará

Os alunos do 4o semestre do Curso de Turismo da Fapan realizaram a Feira Gastronômica no pátio do Campus I. Doces, food trucks, culinária regional e italiana foram algumas das opçoes ofertadas no último dia 12 de novembro de 2015no hall da faculdade.

Para a aluna Suzanny Cardoso, “a gastronomia em nossa regiao é muito importante, por sua característica forte e diferenciada. Se soubermos aproveitar esta gastronomia diversificada será mais um ponto positivo para nós como profissionais, para assim desenvolvermos o Pará e também um futuro gastronômico diferenciado” destacou a estudante.

O curso de Turismo da FAPAN prepara seus alunos para exercer as atividades ligadas ao planejamento, organizaçao, gerenciamento e execuçao de açoes que envolvem o Turismo, incluindo ai a gastronomia, já que atuarao com empresas de diversas áreas, direcionadas a prestaçao de serviços em hospedagem, transportes, agenciamento, eventos, alimentaçao, recreaçao, planejamento e pesquisa.

Texto: Angela Matos
Fotos: Tamires Lopes
Ediçao de imagens: Stéphanie Nascimento


Cursos FAPAN em Destaque no Guia do Estudante

Cursos em Destaque no Guia do Estudante


Ranking Universitário

Ranking Universitário


Selos de Qualidade dos cursos estrelados Guia do Estudante – Faculdade Pan Amazônica

Administraçao, Direito e Turismo.

 

 


Aluna da FAPAN é premiada na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom)

A aluna concluinte do curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Mariely Cristina Fernandes Oliveira, foi a vencedora da região Norte na categoria Campanha Publicitária na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), premiação concedida aos melhores trabalhos inscritos.

O júri foi composto por profissionais das outras quatro regiões do País. O anúncio do prêmio inédito foi feito durante o Intercom Norte 2014, realizado de 1 a 3 na Universidade Federal do Pará. Os professores do curso de Comunicação Social, Avelina Castro e Will Montenegro, representam a Faculdade Pan Amazônica na premiação.

Agora, o trabalho da graduada "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CAMPANHA DE LANÇAMENTO DA LINHA DE ESMALTE MARIÊ: O ESMALTE COM A ESSÊNCIA DA AMAZÔNIA" concorrerá na disputa nacional do Expocom no Intercom Nacional a ser realizado de 1 a 5 de setembro em Foz de Iguaçu.


Faculdade Pan Amazônica foi/foram estrelado(s) na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante



Faculdade Pan Amazônica foi/foram estrelado(s) na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante



Faculdade Pan Amazônica foi/foram estrelado(s) na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante



Formatura Fapan


O Instituto de Ensino Superior do Pará – IESPA é, agora, FAPAN – FACULDADE PAN AMAZÔNICA.

Conforme Portaria n.º 453 de 29 de abril de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 4 de maio de 2010, o MEC aditou os atos de credendiamento da Instituição, alterando, definitivamente, a denominação de Instituto de Ensino Superior do Pará – IESPA para FACULDADE PAN AMAZÔNICA – FAPAN.


Fapan inaugura Núcleo de Prática Jurídica

Confira a matéria


Formatura da FAPAN ensino de qualidade coloca novos profissionais no mercado

Confira a matéria

Todos os direitos reservados © 2002-2018 - FAPAN - Faculdade Pan Amazônica
Rua dos Mundurucus, 4.010 - Cremação - Belém/PA - Tel.: (91) 3039-1000 / 3039-1036