Núcleo de Acompanhamento Pedagógico


Para manter um amplo relacionamento com os estudantes a FAPEN instituiu o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico - NAP. Um dos canais que privilegiará uma maior interação entre a IES e seu aluno. O NAP possibilitará obter informações sobre a IES e discutir importantes temas sobre o mercado de trabalho e direcionamento profissional tanto para alunos como para ex alunos.
A FAPEN não poupou esforços administrativos no sentido de institucionalizar o programa de acompanhamento com a finalidade de apoiar os estudantes, por meio de diferentes ações de apoio específico, que buscam dar conta de soluções educacionais que minimizem as variáveis que interferem nas condições de permanência dos alunos na FAPEN, evitando a evasão e também dando atenção especial aos ex-alunos e os PNE’s, a fim de definir seu perfil profissiográfico e mantê-los informados sobre eventos científicos, como congressos, palestras e outros, promovendo a atualização de sua formação.
A assistência é efetuada em horários pré-definidos junto à Coordenação Pedagógica e/ou de Curso junto aos discentes (alunos). Dependo do tipo de problema identificado, a coordenação convida os familiares ou responsáveis pelo aluno a comparecer à Instituição para uma conversa, objetivando resolver o problema. Em casos extremos, de acordo com o que for observado, o aluno será encaminhado para um atendimento especializado em relação às questões psicológicas.

Apoio Pedagógico aos Discentes
Para o apoio didático-pedagógico do FAPEN foram desenvolvidos diferentes mecanismos, como:

Os mecanismos de acompanhamento aos discentes emergem das reuniões pedagógicas entre o corpo docente, Coordenação de Curso e Conselho de Curso, os quais em conjunto definem estratégias de trabalho. As ações podem ser implantadas dependendo da necessidade, como a autorização de aulas extras para nivelamento, após verificação das deficiências das turmas recém ingressas, com o objetivo de permitir melhor rendimento do corpo discente em relação ao cumprimento dos conteúdos técnicos, visto ao longo do primeiro ano letivo do curso.

As coordenações locais juntamente com o colegiado de Curso estimulam e oferecem todo o apoio necessário para os estudantes realizarem atividades acadêmicas internas que contribuam para o processo de aprendizagem, evolução pessoal e integração dos mesmos. Isto engloba a disponibilização da estrutura e aquisição de materiais necessários, após analise das solicitações.

A FAPEN estimula e oferece o apoio necessário para os estudantes participarem de atividades acadêmicas de natureza extracurricular que proporcionem a busca do conhecimento em diversas áreas, agregando valor ao currículo, à experiência de vida, ao aumento das relações interpessoais a partir de uma rede de relacionamentos, seja através de visitas técnicas nas empresas, participação em palestras, seminários, treinamentos, workshops, simpósios, cursos de extensão, trabalhos voluntários voltados à responsabilidade social.
Todos os direitos reservados 2009-2018 - FAPEN - Faculdade Paraense de Ensino
Rua dos Mundurucus, 1.427 - Bairro Batista Campos - Belém/PA - Tel.: (91) 3222-9001 / 3222-8082 / 3222-8845 / 3199-2422