Regimento do Laboratório


1. OBJETIVO

Este documento pretende levar em consideração o uso apropriado dos recursos de computação e redes, a proteção e a privacidade efetiva aos usuários, e a própria administração desses recursos na FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN. Estas regras visam a complementar e não substituir leis já existentes que se apliquem estes serviços.

2. DIREITO DE USO

Têm direito de uso da rede os usuário em situação regular.
O direito de uso da rede cessa, quando o usuário terminar o seu vínculo regular com a FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN. Caso o usuário venha exercer outra atividade ou ocupação dentro da FACULDADE, deverá ter sua autorização revista, não podendo fazer uso dos direitos que lhe foram concedidos em situação anterior.

3. RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS

O usuário da rede tem as seguintes responsabilidades:

a) Zelar pelos equipamentos que utiliza, não sendo permitido qualquer, remoção, desconexão de partes, substituição ou qualquer alteração nas características físicas ou técnicas dos equipamentos integrantes da rede;

b) Estar ciente de que a senha de acesso à rede é pessoal e intransferível, devendo, portanto,proceder de forma responsável, garantindo o sigilo de sua senha de acesso, trocando-a periodicamente e escolhendo códigos de difícil
decodificação. Sendo responsável por qualquer uso indevido da mesma, mesmo que por terceiros;

c) Compreender que é vedado qualquer outro tipo de utilização da rede, além do relacionado ao seu trabalho;

d) Respeitar áreas de acesso restrito, não executando tentativas de acesso à áreas e/ou máquinas alheias a suas permissões de acesso;

e) Não fazer uso da rede para molestar, ameaçar ou ofender os seus usuários ou terceiros, por qualquer meio, seja por textos, imagens, vídeos ou correios eletrônicos;

f) Não tomar atitude ou ação que possa direta ou indiretamente indisponibilizar recursos da rede;

g) Não executar programas que tenham como finalidade a decodificação de senhas, a monitoração da rede, a leitura de dados de terceiros, a propagação de vírus de computador, a destruição parcial ou total de arquivos ou a indisponibilização de serviços;

h) Manter seus dados atualizados e com cópias de segurança, evitando a perda de informações valiosas;

i) Não executar programas, instalar equipamentos ou executar ações que possam facilitar o acesso à rede de usuários não autorizados.
j) Não fazer uso de direitos especiais de acesso ou de qualquer outro privilégio já extintos com o término do período de ocupação de cargo ou função dentro da FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN;

l) Não utilizar a rede ou permissões de acesso que são concedidas para divulgar no todo ou em parte informações a terceiros que são sigilosas ou de interesse apenas da FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN.

4. USO DE EQUIPAMENTOS FÍSICOS (HARDWARE)

4.1 Integram o patrimônio físico de informática da FACULDADE FAPEN:

a) Os equipamentos de informática (microcomputadores, servidores, impressoras, scanners e periféricos) adquiridos pela FACULDADE FAPEN para seu uso;

b) O conjunto de equipamentos necessários para a manutenção dos já existentes.

4.2 Somente é permitida a adição ou substituição de peças, periféricos e outros elementos físicos de informática, em equipamentos que integram o patrimônio físico de informática da FACULDADE PARAENSE DE ENSINO FAPEN, desde que previamente autorizadas pelo setor de informática;

4.3 A adição ou substituição não autorizada de peças e equipamentos implicará em adulteração do patrimônio, com a adoção de medidas disciplinares assim previstas, bem como da responsabilização de danos causados, se houver.

4.4 O uso de equipamentos particulares de informática, para obtenção de acesso a rede, deverá possuir uma autorização da informática, que exercerão os controles e registros necessários.

5. USO DA INTERNET

A Internet poderá ser acessada por todos os usuários que possuam senha de acesso, sendo utilizada para finalidades profissionais ou necessárias para o bom andamento do serviço.

5.1 – Fica vedado o acesso por qualquer usuário a sites que:

a) Contenham material atentatório à dignidade e à integridade da pessoa humana;

b) Contenham material pornográfico, de pedofilia e assemelhados;

c) Contenham propaganda de ideologias contrárias ao regime democrático, bem como façam a apologia do uso da violência;

d) Contenham material que faça apologia a atividades criminosas assim previstas no nosso país ou no exterior, bem como venha ensinar ou facilitar a prática de crimes assim previstos nas legislações brasileiras ou no exterior;

e) Contenham jogos de azar;

f) Contenham exibição de material inconveniente ao ambiente de trabalho e cujo conteúdo cause desconforto ao ser humano;

g) Uso de Whatsapp, Messenger e/ou Yahoo Messenger entre outros;

h) De entretenimento e relacionamento tipo: BADOO, INSTAGRAM, PALCO PRINCIPAL, WALLOP, TWITTER, FACEBOOK entre outros;

i) Que tragam ao equipamento utilizado e às redes internas códigos maliciosos, artifícios de violação, vírus ou quaisquer outros elementos que possam vir a alterar ou danificar as redes, os sistemas, os banco de dados registrados e os equipamentos pertencentes a FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN.

Obs 1: - O departamento de informática fica autorizado a rastrear, se necessário for, os acessos dos usuários à rede Internet e aos sites acima citados, seja por meio direto ou por aplicativos específicos, em tempo real ou posteriormente ao uso, nos moldes que entender mais convenientes, mediante reclamação formalizada e dirigida a esta entidade.

Obs 2: - O ingresso comprovado a tais sites, garantida a ampla defesa do(s) envolvido(s), poderá incorrer em procedimento disciplinar contra o usuário.

5.2 – Fica expressamente vedada a prática de downloads de arquivos da Internet, seja de que natureza for, somente sendo permitidas aquelas operações previamente autorizadas pela informática da FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN, para finalidades específicas.

5.3 – Os usuários de cada equipamento utilizado para conexão à Internet deverão zelar pela segurança das máquinas utilizadas nas conexões com essa rede, sendo de sua responsabilidade a manutenção e atualização de sistemas de detecção de vírus e outros meios danosos aos equipamentos e à rede da FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN.

5.4 – Novos acessos a internet só serão autorizados com documento do responsável pelo departamento, com justificativa convincente desse acesso, respeitando o princípio de que só poderá ser utilizado para finalidades profissionais ou necessárias para o bom andamento do serviço.

6. RESPONSABILIDADES DA INFORMÁTICA 

6.1 Controle do acesso a informações

Controlar o acesso a suas informações e a suas formas de armazenamento, a manipulação e a transmissão de acordo com as normas.

6.2 Cancelamento do acesso

Ao deixar de ser funcionário da FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN o usuário terá automaticamente todos os seus acessos cancelados.

6.3 Imposição de sanções

O departamento de informática junto com o departamento administrativo devem impor sanções e penas aos que violarem este regulamento.

6.4 Acesso de supervisores e administradores ao sistema

O supervisor ou administrador (responsável pelas operações técnicas de determinada máquina ou rede) pode ter acesso a arquivos de outros usuários para garantir a segurança, manutenção e conservação de redes, computadores e sistemas armazenados. No entanto, todos os privilégios individuais e direitos de privacidade dos usuários deverão ser preservados.

6.5 Monitoramento de uso, inspeção de arquivos e auditoria

O departamento de informática, responsável pelas operações de informática que, freqüentemente, opera computadores, sistemas e redes, pode monitorar e registrar dados como início e fim de conexão à rede, tempo de CPU, utilização de discos feita por cada usuário, registros de auditoria, carga de rede, dentre outros. Os supervisores ou administradores responsáveis pelas redes e recursos computacionais devem rever e observar periodicamente essas informações, certificando-se de que não houve a violação de leis nem de regulamentos, ou para outros fins. Se houver evidência de atividade que possa comprometer a segurança da rede ou dos computadores, estes supervisores podem monitorar todas as atividades de um determinado usuário, além de inspecionar seus arquivos nos computadores e redes, a bem do interesse da FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN. As ações de auditoria são restritas aos supervisores responsáveis pelo gerenciamento da rede em questão. O supervisor que acreditar que tal monitoramento ou inspeção é necessária, deve notificar seu superior imediato para realizar esta operação. Ao utilizar os recursos de informática da FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN, o usuário concorda com esta norma e autoriza implicitamente as ações de auditoria eventualmente necessárias.

6.6 Suspensão de privilégios individuais

O departamento de informática pode suspender todos os privilégios de determinado usuário em relação ao uso de redes, computadores e sistemas sob sua responsabilidade, por razões ligadas à segurança física e ao bem estar do usuário, ou por razões disciplinares ou relacionadas à segurança e ao bem-estar dos outros membros da FACULDADE FAPEN.

FUNCIONAMENTO

De segunda à sexta-feira, das 12h às 22h
sábado das 9h às 13h

LOCALIZAÇÃO

Endereço: Av. Almirante Tamandaré, 1005
Fone: (91) 32229001

Todos os direitos reservados 2009-2018 - FAPEN - Faculdade Paraense de Ensino
Rua dos Mundurucus, 1.427 - Bairro Batista Campos - Campina - Belém/PA - Tel.: (91) 3222-9001/3222-8082/3222-8845