FAPAN - Faculdade Pan Amazônica

Esqueci minha senha | Como acessar

Regulamento do Laboratório de Turismo

Regimento do LPPT 2014

Este regimento tem por finalidade apresentar algumas normas sobre a utilização do espaço e atribuições acadêmicas do Laboratório de Práticas e Pesquisa em Turismo – LPPT para o corpo docente e discente da Faculdade Pan Amazônica – FAPAN, contribuindo, assim, para o melhor funcionamento do local e seu uso dentro da Instituição. De acordo com o Projeto Pedagógico do curso de Turismo da FAPAN, o laboratório irá auxiliar o corpo discente, no sentido de tornar este um profissional eficiente e prático, e trazer para o corpo docente um espaço onde podem ser desenvolvidas atividades interdisciplinares.

O LPPT: Apresentação.

O LPPT da FAPAN foi instituído no mês de agosto de 2007 como mais um instrumento no auxílio da ensino–aprendizagem do curso de Turismo da FAPAN. Este é um espaço onde o discente de Turismo tem a oportunidade de agregar à teoria da sala de aula com a prática que é vista no decorrer do curso. Assim, os docentes de Turismo da poderão desenvolver atividades técnicas e científicas baseadas nas condições que serão expostas a seguir neste regimento. O LPPT fica na Biblioteca da FAPAN. Rua Castelo Branco, nº 1692 (prox. a Rua dos Mundurucus), Cremação, Belém-PA.

1 - Normas Gerais de Uso e Desenvolvimento de atividades através do LPPT:

1.1 Para o corpo docente:

Os professores do curso de Turismo poderão solicitar auxílio para a elaboração de suas atividades extracurriculares (visitas técnicas, viagens técnicas, pequenos seminários e palestras) no laboratório de Turismo. O professor deve solicitar por meio eletrônico (e-mail) ou memorando para a coordenação do laboratório o apoio para as referidas atividades. Estas devem ser repassadas a coordenação do LPPT com, no mínimo, uma semana de antecedência (para pequenas palestras e visitas técnicas); já viagens de campo devem ser programadas com antecedência de pelos menos 50 dias, e deve ser feita uma reunião com a coordenação do laboratório, coordenação do curso e do professor da disciplina para verificação dos trâmites da viagem (traslado, hospedagem, alimentação, liberação dos alunos pela faculdade etc). Outras atividades de cunho mais simples, podem ser feitas com até 72 horas de antecedência.
A coordenação do laboratório irá auxiliar o professor no sentido de viabilizar ofícios e fazer telefonemas, as demais questões serão de responsabilidade do professor (local de destino, que atividades irão realizar em campo, etc). Ocorrerá o cancelamento da atividade quando houver a falta de comunicação e atendimento do professor as exigências solicitadas pela coordenação do LPPT.

No que tange a produção científica, o laboratório de Turismo oferecerá assistência (espaço e ajuda técnica) para o professor que desejar introduzir um grupo de estudo e/ou pesquisa no LPPT. Neste caso, o professor deverá apresentar o projeto para a coordenação do laboratório, assim como para a coordenação do curso, com as atividades que serão desenvolvidas, instituições que serão alvo de pesquisa, local e objeto de estudo, número de alunos envolvidos, etc. O professor, a coordenação do curso e a coordenação do LPPT deverão realizar uma reunião prévia para que sejam expostas as condições de uso do espaço (dias e horários), envolvimento dos alunos, entre outros. Assim como para as atividades extracurriculares, ocorrerá o cancelamento do projeto quando o professor deixar de coordenar este, e não seguir as normas colocadas pela coordenação do laboratório.
Quanto a utilização dos equipamentos do LPPT (Tv, dvd e vídeo), devem ser solicitadas com antecedência mínima de 48 horas. O professor deverá preencher um formulário, explicando para que atividade será utilizado o equipamento e quando irá utilizar ele no laboratório. Quanto aos periódicos, revistas, folders e outros materiais de leitura, estes poderão ser emprestados, e deverão obedecer às normas dos formulários, explicando para que atividades serão utilizadas e quanto tempo o professor necessitará do material, devendo-se comprometer em devolver o mesmo no tempo permitido,etc.

Estes procedimentos serão de suma importância para o melhor desempenho das atividades que o Laboratório de Turismo tem para oferecer para o corpo docente do curso de Turismo da FAPAN.

1.2 Para o corpo discente:

O espaço do Laboratório de Turismo da FAPAN é um instrumento que auxiliará o corpo discente em suas atividades técnicas e de pesquisa na Faculdade. Um dos objetivos do LPPT é proporcionar ao aluno a possibilidade de aliar à teoria da sala de aula com a prática de campo, seja em atividades técnicas (visitas e viagens) ou em pesquisa (grupos de estudo). Ambas as atividades serão coordenadas e supervisionadas pela coordenação do Laboratório com auxílio da coordenação do curso de Turismo e do corpo docente.

Os alunos do curso de Turismo poderão utilizar o espaço do Laboratório para realizar pesquisa bibliográfica no acervo do LPPT e utilizar os equipamentos disponíveis no Laboratório para auxílio das suas atividades de classe. O discente pode tirar dúvidas e requerer ajuda, em seus trabalhos de sala de aula, da coordenação do Laboratório nessas atividades. O discente deve solicitar, com antecedência de 72 horas, a utilização dos equipamentos e periódicos mediante preenchimento de formulário fornecido pela coordenação.
Ocorrerão penalidades caso haja o descumprimento das normas exigidas pela coordenação do Laboratório (aluno chegar atrasado em alguma atividade que marcou para realizar no Laboratório, ultrapassar a entrega de material bibliográfico como revistas e folders).

O Laboratório de Turismo tem como objetivo oferecer aos alunos um espaço que os auxiliem na construção de suas carreiras acadêmicas, seja na realização de suas atividades técnicas ou em pesquisas. Estes procedimentos são, também, muito importantes para o melhor desempenho e desenvolvimento das atividades desenvolvidas no curso de Turismo da FAPAN.

2 - Equipamentos e material de consulta disponíveis no LPPT:

2.1 Periódicos, Revistas e Folder:

O LPPT possui um acervo de revistas e folders que podem auxiliar o corpo discente e docente de Turismo em suas pesquisas e trabalhos de classe. O aluno e o professor podem fazer consulta no próprio laboratório, ou solicitar o empréstimo do mesmo, comprometendo-se a devolver o material no tempo estipulado pela coordenação do laboratório. Caso haja atraso na devolução, o aluno ou professor deve aguardar um tempo determinado pela coordenação para novamente solicitar o empréstimo do material.

2.2 Equipamentos:

Em relação aos equipamentos de áudio visual, o LPPT possui Tv, dvd e vídeo. O discente e o docente podem utilizar os equipamentos para assistir vídeos que irão servir de apoio em leituras, trabalhos de classe, entre outros. Os equipamentos somente deverão ser utilizados no espaço do LPPT. O aluno e professor devem comprometer-se em agendar sua atividade e chegar no horário estipulado.

3 - Horários do Laboratório de Práticas e Pesquisa em Turismo

3.1 O LPPT está funcionando:

De segunda a sexta-feira das 13h às 17h e das 18h às 22h.
Aos sábados das 09h às 13h (Sendo que o LPPT funciona somente dois sábados por mês, assim, professor e aluno que desejarem alguma atividade no sábado devem consultar a coordenação do laboratório).

4 - Contatos:

Coordenação do Laboratório de Práticas e Pesquisa em Turismo
Professora Especialista Diana P. Sá Alberto (3269-6060 / dianalppt.fapan@hotmail.com)

Coordenação do Curso de Turismo
Professor Mestre Ivaldo Silva (3229-3131 / ivaldo.fapan@hotmail.com)

O LPPT irá mudar de local, brevemente, este ficará situado no prédio da Unidade III (Tv. Castelo Branco, próx. a Mundurucus) onde somente estarão funcionado os laboratórios de todos os cursos da FAPAN.